Endodontia

Tratamento endodôntico é a remoção de um tecido dental que se encontra na parte mais interna do dente, tanto na coroa dental como na raiz. Este tecido é chamado de polpa dental e pode estar "vivo", sadio ou não, ou pode estar "morto" (necrosado).

O tratamento endodôntico deve ser feito: 1) como resultado de um episódio doloroso ou traumático que exige tratamento de emergência; 2) quando, durante um check-up periódico, através de exames radiográficos, é descoberto uma lesão periapical (no final da raiz); ou 3) quando ele faz parte do planejamento de uma Prótese Dentária ou Reabilitação Oral.

O tempo do tratamento varia de acordo com o dente, que pode apresentar de um a quatro canais a serem tratados; e depende também da condição pulpar (polpa viva ou não). Além desses fatores, também deve ser levado em consideração as particularidades de cada paciente, que envolvem anatomias dentais irregulares, como canais muito curvos e/ou atresiados, canais calcificados, abertura bucal, contaminação dental (se o dente estava aberto ou não) e condição geral de saúde do paciente.

Em contrapartida, o profissional especializado atualizado se beneficia de uma grande gama tecnológica, como por exemplo, localizadores apicais (que auxiliam na medição do comprimento dental), instrumentos rotatórios (abreviam o tratamento), microscópio odontológico (que permite perfeita visualização dos canais), etc.

Analisando esses fatores, o profissional poderá ou não realizar o tratamento endodôntico em uma única sessão.

Após o tratamento endodôntico o dente não dói, mas pode acontecer do paciente ficar com o dente dolorido durante as primeiras 72 horas devido a prolongada manipulação dental. Esta sensibilidade pode ser eliminada através da medicação indicada pelo profissional.

O tratamento endodôntico não enfraquece o dente, o que enfraquece o dente é a perda de estrutura dental causada pela cárie que gerou a necessidade de se tratar o canal.

O dente deverá receber rapidamente uma restauração definitiva, sob risco de fratura ou recontaminação do canal, seja ela restauração protética ou não. Na maioria dos casos a necessidade de uma restauração.

Coroas parciais posteriores (inlay, only e overlay)

Política de Privacidade

Em respeito aos nossos clientes este site não divulga situações como o "antes e depois" do tratamento. Se houver interesse em tratamentos que envolvam estética, prótese dentária, prótese sobre implantes, implantes dentários ou enxertos ósseos, temos vários casos ("cases") com o antes e depois, documentados na própria clínica, que serão mostrados ao paciente na avaliação. É importante salientar que os casos clínicos são individuais, portanto para cada situação existe uma resolução restauradora. A indicação do tipo de prótese e resolução estética para cada paciente depende da quantidade e qualidade das estruturas que dispõe, assim como da resposta orgânica ao planejamento imposto para cada caso. Todos os textos do link Especialidades são compilações e adaptações simplificadas de artigos e livros específicos da área.

 

Profissionalismo, Confiança, Cordialidade e Agilidade


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0