Periodontia

O periodonto é o conjunto de tecidos que está ao redor do dente responsável pela sua fixação, compreende: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso.

A placa bacteriana aderida ao dente leva a um processo inflamatório provocando edema e sangramento gengival (gengivite), podendo evoluir para uma periodontite. Porém, algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, etc. Problemas oclusais e emocionais intensificam a doença periodontal.

A gengivite é uma inflamação gengival sem o comprometimento ósseo.

A periodontite é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes.

O sinal mais característico da doença é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido ao dente através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso.

Uma vez tratada a doença, os tecidos não se recuperam integralmente, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa sequelas como: alterações estéticas, deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

As visitas para manutenção visam manter a condição de saúde alcançada com o tratamento evitando tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3 em 3 meses e de 4 a 6 meses para a maioria das pessoas.

A sua prevenção deve ser feita com uma correta higiene oral, removendo a placa bacteriana e as limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Técnicas de higiene oral