A Escova e a Pasta Dentária Ideal

As duas doenças mais prevalentes em odontologia são a cárie e doenças periodontais. Estas doenças são passiveis de controle mediante procedimentos relativamente simples, como a remoção mecânica da placa bacteriana (biofilme) da cavidade oral, o controle da frequência do consumo de açúcares, o uso adequado do flúor e as visitas periódicas ao dentista.

A escovação e o uso do fio dental são os meios mecânicos mais usados e efetivos para remoção do biofilme da superfície dental. Assim, recomendo seguirem estas recomendações ao adquirirem suas escovas dentais: cerdas macias, cabeça pequena com múltiplos, cerdas uniformes com extremidade arredondada e cabeça da escova no mesmo plano do cabo.

O fio ou fita dental é um instrumento eficaz para remoção do biofilme bacteriano interproximal e preservação da integridade periodontal.

Quanto às pastas dentais (dentifrícios), cada componente químico presente na fórmula apresenta uma função determinada, os fluoretos, por exemplo, possibilitam intervir na dissolução do esmalte revertendo o processo de lesão cariosa. O aumento da concentração do flúor aumenta o efeito (a concentração de flúor é controlada). Existem ainda agentes químicos antiplaca como o triclosan e antimicrobianos como o gantrez e o zinco. Alguns agentes antimicrobianos incorporados aos dentifrícios possuem desvantagens e contraindicações, como manchamento dentário, perda de paladar e aumento de cálculo dentário após seu uso contínuo, portanto a orientação do dentista é necessária. Os dentifrícios com agentes antitártaro como o pirofosfato, o gantrez e o zinco parecem reduzir a formação de cálculo. Para casos de sensibilidade os sais à base de potássio são os mais utilizados.

Os agentes clareadores encontrados nas pastas dentárias são à base de pirofosfato e de abrasivos (sílica, bicarbonato de sódio), este último essencial para remoção do biofilme dental e de manchas extrínsecas tem causado desgaste dentário, juntamente com outros fatores associados, como a erosão, técnica de escovação, tipo de escova. Por isso as pastas clareadoras por apresentar alta abrasividade devem ser prescritas com cautela, especialmente aos pacientes com exposição de dentina radicular.