Halitose

O hálito é expirado pelos pulmões, podendo sair pela boca ou pelo nariz. O normal é o hálito humano ser inodoro ou ligeiramente perceptível pelas pessoas ao seu redor. A halitose, nome científico do mau-hálito, é uma anormalidade do hálito, em que são liberados odores desagradáveis. É o sintoma de algum problema de origem local, geral, sistêmico e/ou emocional, ou seja, é um sinalizador de que algo não vai tão bem no organismo.

As causa relacionadas à halitose podem ser de origem respiratória (sinusite e amidalite), digestiva (gastrite, tumores e úlcera duodenal), metabólica (diabetes, alterações hormonais) e emocional (estresse).

Causas de origem local (85% dos casos): Acúmulo de placa dentária, cárie e suas sequelas, alterações gengivais e periodontais, próteses deterioradas ou mal adaptadas, alteração na composição e quantidade de saliva e principalmente a saburra lingual. A saburra é uma camada de restos alimentares, bactérias e células descamadas que se acumula sobre a língua dando-lhe aspecto esbranquiçado.

As pessoas são incapazes de avaliar sua própria halitose. Isso ocorre porque o olfato é susceptível à grande adaptação. Na primeira exposição a um cheiro muito forte, a sensação pode ser muito intensa, mas dentro de alguns minutos, o odor quase não é mais sentido.

O mau hálito matinal é conhecido como halitose fisiológica. Isso ocorre devido a diminuição da produção de saliva para níveis mínimos durante o sono. Longos períodos sem ingestão de alimentos diminuem os níveis de glicose no sangue deixando o hálito com odor cetônico (forte odor). Outra forma de halitose fisiológica é o mau cheiro temporário causado por um componente específico na dieta, como álcool, cebola e alho.

A halitose fisiológica é uma condição transitória, geralmente controlada com uma boa higiene oral. O tratamento deve ser baseado na correta identificação da causa (ou causas) que determina a produção dos gases causadores do mau hálito e na sua eliminação ou atenuação. O mau hálito não é normal, portanto, em caso de suspeita é necessária uma avaliação para o correto diagnóstico e tratamento.

Voltar

Política de Privacidade

Em respeito aos nossos clientes este site não divulga situações como o "antes e depois" do tratamento. Se houver interesse em tratamentos que envolvam estética, prótese dentária, prótese sobre implantes, implantes dentários ou enxertos ósseos, temos vários casos ("cases") com o antes e depois, documentados na própria clínica, que serão mostrados ao paciente na avaliação. É importante salientar que os casos clínicos são individuais, portanto para cada situação existe uma resolução restauradora. A indicação do tipo de prótese e resolução estética para cada paciente depende da quantidade e qualidade das estruturas que dispõe, assim como da resposta orgânica ao planejamento imposto para cada caso. Todos os textos do link Especialidades são compilações e adaptações simplificadas de artigos e livros específicos da área.

 

Profissionalismo, Confiança, Cordialidade e Agilidade


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0