Técnicas de Higiene Oral

A higiene dentária deve ser feita para eliminar ou diminuir a placa bacteriana (concentração de bactérias nas superfícies dentais) e detritos alimentares, evitando assim o aparecimento de cáries e/ou problemas periodontais (problemas gengivais).

A escovação e o uso do fio dental, são os métodos mecânicos mais utilizados para remover placa bacteriana, restos alimentares, estimular os tecidos gengivais e aplicar a pasta dental. Para tornar a escovação mais eficiente, é necessário que o paciente utilize corretamente uma técnica de escovação, que tenha freqüência e duração, e que escolha um modelo adequado da escova dental.

Existem várias técnicas de escovação envolvendo diferentes combinações de movimentos horizontais, verticais e rotatórios. Na técnica que recomendamos, posicione as cerdas da escova em uma angulação de 45º em relação ao dente, em direção à gengiva, fazendo movimentos circulares envolvendo dente e gengiva, assim promoverá limpeza dental e estimulação gengival. Existem diferentes modelos de escovas dentais, e suas vantagens clínicas são difíceis de estimar devido a grande variação na frequência, estilo e pressão de escovação. Escovas com cerdas macias, cabeça de tamanho pequena e cabos mais longos, estão relacionadas com melhor eficácia de escovação e maior aceitação do paciente.

Existem também as escovas elétricas, que foram introduzidas nos anos 60, mas com os progressos da tecnologia foram aperfeiçoadas com novos desenhos e movimentos diferentes como rotação, oscilação e vibração. As vantagens das escovas elétricas são: diminuição da força de escovação e aumento da cooperação do paciente. A escovação é feita nas faces livres dos dentes (vestibular ou bucal, palatina ou lingual e oclusal), nas regiões interproximais (onde o dente anterior está em contato direto com o dente posterior), a higienização deve ser feita com o uso do fio ou fita dental, tanto para adultos como para crianças. A utilização de passador de fio dental auxilia a execução da limpeza principalmente em pacientes portadores de aparelhos ortodônticos fixos ou pacientes com próteses fixas que contenham pônticos (dentes suspensos na prótese Fixa).

Um aumento gradual dos espaços interproximais ocorre como conseqüência da perda do suporte periodontal provocada pela doença periodontal. Com a terapia periodontal há uma remodelação óssea, o edema (inchaço) das papilas é diminuído e o espaço interdental, consequentemente é aumentado. Nestas condições o uso de escovas interdentais é indicado devido sua maior eficiência . O tipo e tamanho da escova interdental deve ser selecionado de acordo com o espaço interdental.

Para auxiliar a escovação, existem agentes evidenciadores de placa bacteriana, que são corantes que tingem a placa bacteriana facilitando assim sua visualização e remoção.

Como auxiliar na escovação temos os dentifrícios (pastas dentais), onde seus fabricantes tem alardeado efeitos antibacterianos, branqueadores, anti-tártaro, e outros. Embora os dentifrícios auxiliem nos ítens mencionados, a eficácia da limpeza dental depende basicamente da qualidade da escovação feita pelo paciente.

Além da escovação e do uso do fio dental é necessária a limpeza da língua após as refeições e ao deitar, evitando o acumulo de saburra lingual. A saburra lingual é uma camada de restos alimentares, bactérias e células descamadas que se acumula sobre a língua dando-lhe um aspecto esbranquiçado. A higienização poderá ser feita com a própria escova dental ou aparatos desenvolvidos para esta finalidade.

Halitose
A escova e a pasta dentária ideal

Voltar

Política de Privacidade

Em respeito aos nossos clientes este site não divulga situações como o "antes e depois" do tratamento. Se houver interesse em tratamentos que envolvam estética, prótese dentária, prótese sobre implantes, implantes dentários ou enxertos ósseos, temos vários casos ("cases") com o antes e depois, documentados na própria clínica, que serão mostrados ao paciente na avaliação. É importante salientar que os casos clínicos são individuais, portanto para cada situação existe uma resolução restauradora. A indicação do tipo de prótese e resolução estética para cada paciente depende da quantidade e qualidade das estruturas que dispõe, assim como da resposta orgânica ao planejamento imposto para cada caso. Todos os textos do link Especialidades são compilações e adaptações simplificadas de artigos e livros específicos da área.

 

Profissionalismo, Confiança, Cordialidade e Agilidade


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0